Grêmio já iguala campanha de toda 1ª fase do Gauchão de 2018, e números respaldam elogios




Eduardo Moura

O início de temporada do Grêmio arranca elogios Brasil afora. E não à toa. Os números destas primeiras seis partidas empolgam o torcedor no início de 2019 e mostram uma superioridade grande no Campeonato Gaúcho, do qual é líder com 16 pontos. A campanha, por exemplo, já é igual à feita em toda a fase de grupos do estadual do ano passado. São quase 30 jogadores utilizadostrês artilheiros do Gauchão e melhores ataque e defesa do Brasil.

– A gente sempre procura começar da melhor maneira. Ano passado, o time não começou bem por um excelente motivo: estava no Mundial. Falta bastante coisa ainda. O Grêmio fez três jogos com uma equipe e três com outra. Falta ritmo de jogo. Precisa melhorar todo dia. Esse é nosso objetivo sempre. O jogador sabe que sempre pode dar um pouquinho mais – opinou Renato.

Campanha superior ao título gaúcho

Em 2018, o Grêmio iniciou o Gauchão com o time de transição, formado por jovens em ascensão para o grupo principal – por sinal, daquela equipe saíram nomes como Jean Pyerre, Pepê e Matheus Henrique, hoje fixos no elenco.

Renato Gaúcho comemora a conquista da Recopa Gaúcha com o Grêmio — Foto: Eduardo Moura

Os garotos conquistaram apenas 1 ponto em 12 disputados. Os resultados geraram o retorno antecipado dos titulares, que se apresentaram em data diferente por conta da disputa do Mundial. Ainda foram derrotados pelo Cruzeiro-RS na estreia em 2018 para depois começarem a recuperação. Foram 16 pontos conquistados nas 11 rodadas da fase de grupos.

Mesmo número atingido atualmente. A diferença é que foram disputadas apenas seis rodadas. Pelo ritmo atual, vai superar a campanha na próxima rodada. O aproveitamento gremista é de 88,9%no Gauchão. O próximo compromisso é no fim de semana, contra o Brasil de Pelotas, no Bento Freitas.

Melhores ataque e defesa

Em seis jogos, o Grêmio tem 21 gols marcados. É o melhor entre os clubes da Série A – o principal concorrente é o Santos de Sampaoli, com 20 gols. São cinco vitórias em 2019. O menor placar conquistado foi dois 3 a 0, sobre Juventude e Caxias. No programa Bem, Amigos! desta segunda-feira, Renato afirmou que a disputa motivou a manter a postura ofensiva mesmo com o jogo com o Avenida já resolvido no segundo tempo – Vizeu e André saíram do banco para jogarem juntos, por exemplo.

– O Santos tinha 20 gols. Durante o segundo tempo, falei para os jogadores que entravam que tínhamos que passar – disse Renato no Sportv.

O sucesso ofensivo, no entanto, não significa descuido atrás. O Grêmio tem apenas um gol sofrido neste ano, no empate em 1 a 1 com o Aimoré, quando o time reserva foi utilizado por Renato. Junto ao Goiás, é a melhor defesa entre os clubes da elite brasileira.

Um chute certo, um gol

Os 21 gols marcados pelo Grêmio em 2019 produzem uma média de quase um gol a cada chute certo. São 71 finalizações no total, sendo 33 delas no alvo. A média de gols por chute certo é de 1,57 para um time que abriu o placar da goleada mais recente com pouco mais de 70 segundos jogados na Arena. Os dados são do Footstats.

Everton dá cavadinha e faz o seu na Arena — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

A artilharia do Tricolor no ano se dissipa. O Grêmio tem três artilheiros do Gauchão: Luan, Everton e Pepê, com três gols, estão ao lado de Juba, do Veranópolis. No total, são 11 jogadores que já balançaram as redes no Gauchão. Dá um time inteiro: Leonardo, Maicon, Matheus Henrique, Juninho Capixaba, Montoya, Marinho, Pepê, Luan, Everton, Vizeu e Jael.

Só os zagueiros ainda não fizeram gols em 2019. No restante, todos os setores do time tiveram a chance de comemorar e ajudar o Tricolor nesta arrancada de temporada.

Rodízio põe 29 em campo

Renato usa o rodízio no Grêmio desde 2016, quando assumiu e priorizou a Copa do Brasil. Fez o mesmo em 2017 ao ganhar a Libertadores e nas disputas de 2018. Não é novidade colocar o recurso em prática nesta temporada. Já são 29 atletas utilizados com dois meses de ano apenas.

Leonardo é recordista de jogos do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

recordista atualmente é o lateral-direito Leonardo, autor de um dos gols do 6 a 0 sobre o Avenida. Ele participou dos seis jogos no ano – ficou apenas 45 minutos da temporada no banco, antes

Leia a notícia completa em:

Grêmio já iguala campanha de toda 1ª fase do Gauchão de 2018, e números respaldam elogios