Quem é que joga?




Ora com Jael, na Libertadores, ora com André, pelo Brasileirão, Renato Portaluppi conduziu o Grêmio maio adentro com duas goleadas seguidas em atuações de gala, dignas de encantar o Brasil: 5 a 0 no Cerro Porteño, no dia 1º, e 5 a 1 no Santos, no dia 6. Ali, o técnico tinha a formação considerada ideal à disposição para apresentar um futebol que não foi repetido desde então. E graças às baixas que afligem o Tricolor desde então e o fazem chegar ao 10º jogo consecutivo sem ter os 11 titulares à disposição.

“Em desmanche”, o elenco gremista desembarcou no Recife nesta segunda-feira sem cinco dos titulares – e com Ramiro como dúvida – para encarar o Sport na quarta-feira, às 19h30, na Ilha do Retiro, pela 12ª rodada do Brasileirão. Ao todo são 11 baixas (confira na tabela abaixo) para a partida. Uma rotina na vida da equipe que, ainda assim, se mantém na ponta de cima da tabela, às vésperas da última partida antes da parada da Copa do Mundo. O Grêmio é quarto colocado, com 19 pontos somados.

Renato tem de equacionar escalação do Grêmio com 11 baixas para pegar o Sport (Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação)

Não à toa, Renato exalta, e muito, o elenco gremista. Em meio a um calendário atribulado por três competições diferentes e um jogo a cada três dias, o treinador admite a queda de rendimento de sua equipe, em termos de nível de atuação. Mas faz questão de exaltar os resultados: além do G-4, o Tricolor avançou com a segunda melhor campanha da fase de grupos da Libertadores e se classificou às quartas de final da Copa do Brasil.

– O Grêmio não vem jogando aquele futebol que vinha encantando o Brasil. Não fico me queixando de jogadores que ficam fora. Mas temos jogado sempre sem quatro ou cinco titulares. É normal cair um pouquinho de produção. Mas seguimos no G-4, a um ponto do vice-líder. Agora, com a Copa, vamos recuperar os jogadores, a parte tática, parte técnica. O meu time não vem mal. Só não está repetindo as atuações que vinha tendo – afirma o treinador.

BAIXAS DO GRÊMIO CONTRA O BAHIA

Jogador Desfalque Período Pedro Geromel Convocado pela Seleção para a Copa Desde a vitória sobre o Monagas, em 15/05 Kannemann Preservado devido ao desgaste Apenas para este jogo Marcelo Oliveira Lesão muscular Desde a vitória sobre o Defensor, em 23/05 Maicon Problema muscular na panturrilha (não informado qual) Desde a derrota para o Palmeiras, em 06/06 Michel Lesão muscular na coxa direita Desde 21/05 Jailson Em negociação com o Santos Desde o último domingo Luan Preservado Apenas para este jogo Alisson Lesão muscular na coxa esquerda Desde a vitória sobre o Monagas, em 15/05

Leia a notícia completa em:

Quem é que joga?